OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia2638.jpg

Cadê a Véia

Em 31/01/07 15:38. Atualizada em 24/01/12 08:26.
CCD exibe vídeos goianos e promove oficina de roteiro na próxima quinta (8). O vídeo de Lígia Benevides é o primeiro de uma série.

A Casa da Cultura Digital (CCD) inicia a programação educativo-cultural do primeiro semestre de 2007 exibindo vídeos goianos comentados por seus jovens realizadores. O curta-metragem Cadê a Véia, dirigido por Lígia Benevides, abre a segunda edição da mostra, na quinta-feira (8), às 14 horas, na Midiateca do Parque da Criança.

Além de Cadê a Véia, a programação prevê a exibição de Faca Cega, de Mozart Fialho Jr., no dia 13, e A Máquina de Antônio, dirigido por Fabiano Olinto, no dia 22. Os vídeos serão exibidos para um público formado por adolescentes que estão ingressando no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Cidadão, da Fundação Pró-Cerrado. A direção da CCD informa que a mostra comentada de vídeos goianos é gratuita e também está aberta a toda a comunidade.

Segundo a jornalista Larissa Mundim, diretora da CCD, a intenção é dar visibilidade ao produto audiovisual que é produzido em Goiás ao mesmo tempo em que se cria oportunidade de compartilhar experiências, discutindo principalmente o processo de criação e execução do curta-metragem.

"É importante para o jovem que está ingressando no primeiro emprego ouvir depoimentos empreendedores como o dos autores dos vídeos, que tinham uma idéia na cabeça e percorreram caminhos diversos até viabilizar o projeto", reflete Larissa. Na primeira edição da mostra, no semestre passado, a CCD reuniu Simone Caetano (O Nome do Pai), Álvaro Sabra (Pra Você Viver Sempre) e Alyne Fratari (Histórias que Moram no Mercado).

Cadê a Véia

O vídeo dirigido por Lígia Benevides estreou na 6ª Goiânia Mostra Curtas e narra as desventuras de uma família que sai de férias, pela primeira vez, rumo à praia: marido, esposa, duas crianças e a avó. O curta-metragem foi produzido com patrocínio da Agepel e traz Marcela Moura, Itamar Gonçalves e Clarice Dias no elenco principal. Lígia Benevides assina o roteiro ao lado de Aretha Santana e reúne uma ficha técnica formada por outros jovens pesquisadores e entusiastas do cinema.

Parte dos integrantes da equipe que produziu Cadê a Véia participa também do Grupo de Roteiro de Produção de Cinema de Goiânia (Grocine), que ministra oficina de roteiro na CCD logo após a exibição do terceiro curta.

"A mostra funcionará como estímulo para produção de um roteiro que entra em processo de produção em março e será gravado em abril", conta Larissa.

Para a execução do curta-metragem escrito pelos adolescentes do Programa Jovem Cidadão no workshop oferecido pelo Grocine, a CCD deverá procurar apoio junto à iniciativa privada e outras organizações sociais.

A Casa da Cultura Digital conta com apoio da Fundação Pró-Cerrado, Icumam, AMP Propaganda, Criação Design e Espaço Quasar.

Fonte: CCD