OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia2596.jpg

2º Prêmio Goyaz de Poesia

Em 25/01/07 15:42. Atualizada em 24/01/12 08:26.
O Festival de Poesia de Goyaz, uma parceria entre UFG e UnB, terá dabates e leituras guiadas por importantes poetas e críticos de literatura. O evento será realizado em setembro, na Cidade de Goiás, mas as inscrições para o Prêmio de Poesia poderão ser feitas apenas até 10 de março. Confira!

Terra da poetisa Cora Coralina e Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco, a cidade de Goiás, conhecida em todo o país como Goiás Velho, voltará a receber os amantes da poesia e da criatividade de 26 a 30 de setembro de 2007 durante o 2º Festival de Poesia de Goyaz. O tema desta segunda edição será A Poesia da Voz, dando ênfase a questões como oralidade, performance e vocalidade. O evento será realizado por meio de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para dar início à programação, estarão abertas, até 10 de março, as inscrições para o 2º Prêmio Goyaz de Poesia, que faz parte das atividades do Festival, e destina-se a premiar livros de poesia inéditos escritos em língua portuguesa por brasileiros, residentes no País ou no exterior. Clique aqui para ler o edital.

Patrimônio

Repleta de memória arquitetônica, histórica e cultural, a cidade de Goiás é o cenário ideal para a consolidação e expansão de um Festival de Poesias que tem como idéia norteadora trazer a poesia viva de vários recantos do país para Goiás, transformando-a assim, em centro de divulgação dessa arte milenar que encanta homens e mulheres desde tempos imemoriais.

Grandes estrelas do mundo da poesia, da academia, do cancioneiro popular, além de críticos, artistas, autores, editores, livreiros, compositores, músicos, professores, artistas do mundo pop, erudito e leitores virão de diferentes partes do Brasil, convocados pelos organizadores Adalberto Müller (representando o Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB) e Goiandira de Camargo Ortiz (representando a Faculdade de Letras da UFG).

Entre eles, Francisco Alvim (Brasília); Darcy França e Carlos Fernando (Goiânia), Thiago de Melo ( Manaus); Eucanaã Ferraz , Neide Archanjo, Scarlet Moon e Cláudia Roquette-Pinto (Rio de Janeiro); Yosimatsu Gozo (Japão); José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski; MV Bill; Ivanildo Vila Nova (Recife); Antônio Nóbrega; MC Thaíde; Jerusa Pires Ferreira (Bahia); e Ademir Assunção (São Paulo), entre outros.

O 2º Festival de Poesia de Goyaz contará com cinco mesas de dabates e leituras com importantes poetas e críticos, duas mesas sobre poesia e oralidade, com a presença de estudiosos da voz, da performance, da poesia oral, das manifestações de poesia na periferia e de artistas-performers.

Além disso, propõe uma série de pocket-shows, com rappers, performers e cancionistas cujas produções remetem à arte da palavra – à poesia. Mostras de arte, exibições de vídeos e filmes, e teatro para crianças também animarão e informarão o público durante os quatro dias do evento.

A grande novidade em 2007 é a ampliação do festival para o universo da educação, que proporcionará a criação ao longo de 2007 de um curso de especialização stricto sensu sobre Poesia Contemporânea. E na semana do Festival, de segunda a sexta, em parceria com as universidades e os órgãos da Educação do Município, Estado e União, será promovido na cidade de Goiás um Curso de Extensão sobre Poesia e Leitura, com carga horária de 12 horas, voltado para professores da rede de ensino de Goiás e de todo o Centro-Oeste.

Foto: Adufg.

Fonte: Adufg