OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia2075.jpg

FestCine

Em 13/11/06 15:54. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Festival de Cinema de Goiânia homenageia cinco personalidades da sétima arte. Entre elas, a atriz Eva Wilma (foto).

O FestCine Goiânia homenageia este ano cinco personalidades do cinema nacional. São eles: os atores Eva Wilma e Stepan Nercessian; o diretor Sílvio Tendler e os produtores Caio e Fabiano Gullane.

O goiano Stepan Nercessian que iniciou sua carreira artística, no final de 1960, no Rio de Janeiro, estreou no cinema em 1970, no filme Marcelo Zona Sul. Na seqüência atuou em filmes como André a Cara e a Coragem (1971), A Rainha Diaba (1974), Gargalhada Final (1977), Xica da Silva (1976), Orfeu (1998) e Deus é Brasileiro (2003). Sua carreira se estende também ao teatro e a televisão. Sinônimo de engajamento nas mais diversas questões culturais, Stepan atua também na esfera pública. Foi diretor do Instituto Municipal de Arte e Cultura – Rio Arte e vice-presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – Funarj. Atualmente é presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro – SATED e desenvolve um trabalho de recuperação do Retiro dos Artistas.

Eva Wilma, uma das mais renomadas atrizes brasileiras começou sua carreira artística como bailarina. Como atriz seu currículo inclui inúmeros trabalhos tanto no cinema, quanto no teatro e televisão, veículo que a aproximou do grande público e lhe trouxe muito reconhecimento nacional. Com inúmeros prêmios recebidos por sua atuação nos palcos e no cinema, entre eles o APCA, o Molière e o Prêmio Shell, Eva foi dirigida por grandes diretores como Antunes Filho, José Renato, Osmar Rodrigues Cruz, Gianni Ratto, Adolfo Celi e William Pereira.

Outro destaque, o diretor de cinema Sílvio Tendler, mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne, é membro fundador da Fundação Novo Cine Latino-Americano e do Comitê de Cineastas Brasileiros. Presidiu a Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro e da Associação Br. No final de 1990 dirigiu a Cultural da Fundação Rio, a Castelinho Videoteca, projetos da prefeitura do Rio de Janeiro; e a TV Brasília, do Grupo Correio Brasiliense. Ex Secretário de Cultura e Esporte do Governo do Distrito Federal, Tendler produz há 25 anos longa metragem, vídeos institucionais, culturais, promocionais e de treinamento, através de sua empresa Caliban Produções Cinematográficas Ltda, empresa multimídia, produtora e distribuidora de cinema e vídeo, criada em 1981. É dele o maior acervo particular de filmes do Brasil, com mais de 5.000 (cinco mil) títulos, que documentam a História do Brasil de 1948 a 1975.

Finalmente, os irmãos Caio e Fabiano Gullane, no mercado cinematográfico há mais de dez anos, com a Gullane Filmes, participaram de alguns dos mais importantes filmes brasileiros da atualidade: Carandiru, de Hector Babenco, Bicho de 7 Cabeças, de Laís Bodanzky e Castelo Rá-Tim-Bum - O Filme, de Cao Hamburger. Ambos desempenharam várias funções durante suas trajetórias no cinema, atuando como produtores executivos, diretores de som, de finalização e de produção, de curta, média e longa metragem.

Fonte: SeCult