OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia1902.jpg

Festcine

Em 30/10/06 12:52. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia abre inscrições para oficinas de Fotografia, Road Movie e Cineclubismo.

Estão abertas, até o dia 10 de novembro, no site do Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (Festcine), as inscrições para as oficinas de Direção de Fotografia, Road Movie e Cineclubismo. Todas as oficinas serão ministradas no Centro Cultural Goiânia Ouro, durante o festival.

A oficina de Direção de Fotografia será ministrada por Pedro Pablo Lazzarini e propõe passar os conhecimentos básicos do desenvolvimento histórico, técnicas e ferramentas da fotografia cinematográfica, utilizando-se de uma metodologia que alia a teoria à prática. A Secretaria Municipal de Cultura (SeCult) avisa que o curso não se destina especificamente a estudantes e profissionais, mas para todos aqueles que gostam de fotografar e captar imagens, iniciando assim o caminho para um primeiro acesso ao conhecimento das técnicas cinematográficas.

A oficina de Road Movie, que será ministrada por Adalberto Muller, propõe uma reflexão crítica sobre um dos gêneros cinematográficos que mais ganham destaque no cinema brasileiro contemporâneo. Filmes como Central do Brasil, Caminho das Nuvens, Diários de Motocicleta e Cinema, Aspirinas e Urubus podem ser pensados a partir de uma reflexão sobre esse gênero, cujas raízes estão no próprio cinema brasileiro (Bye Bye Brasil e Iracema, uma Transa Amazônica), mas que se relacionam com um tipo de comportamento social da contracultura, visível em filmes como Sem Destino (Easy Rider). A oficina se propõe a definir o lugar e o sentido do road movie no cinema brasileiro, analisando as características do gênero, em sintonia com conceitos contemporâneos como desterritorialização, errância e nomadismo.

A oficina de Cineclubismo traz três diretores do Conselho Nacional de Cineclubismo (CNC), especialistas no assunto: Luiz Alberto Cassol, Frederico Cardoso e João Baptista Pimentel Neto. Com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo da história do cinema e da evolução da linguagem cinematográfica, a oficina oferece aulas introdutórias teóricas com o intuito de esclarecer aos participantes como se dá a organização de um cineclube. Durante os três dias serão abordados temas como: História do Cinema, Linguagem Cinematográfica, Audiovisual, Formas de Organização, Implementação e Estímulo a Debates e Práticas de Cineclubes em Funcionamento.

Os oficineiros

Nascido na Argentina, Pedro Lazzarini iniciou sua carreira como assistente do diretor de fotografia Juan José Satgnaro, no longa Juan Lamaglia e Sra, filme premiado no Festival de Mar del Plata. Realizou seu primeiro filme como diretor de fotografia em 1970, Las Dos Culpas de Betinna, dirigido por Ignácio Tankel, além de trabalhar com publicidade, tendo realizado mais de 1,5 mil comerciais, muitos dos quais premiados. Em 1978, muda-se para São Paulo onde realizou seu primeiro longa, Fuscão Preto, dirigido por Jeremias Moreira, seguindo-se, desde então, Jogo Duro, O Príncipe e Boleiros 2, todos com Ugo Georgetti na direção.

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), onde desenvolve pesquisas e orienta estudos sobre Literatura e Cinema, Adalberto Muller é roteirista e crítico de cinema. Trabalha como articulista dos cadernos Cultura e Pensar, do Diário Catarinense e do Correio Braziliense, para os quais escreve regularmente sobre literatura e cinema.

Luiz Alberto Cassol tem em seu vasto currículo a direção e coordenação do Festival Santa Maria de Vídeo e Cinema. Atua como vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC); faz parte da Coordenação e curadoria do Cineclube Lanterninha Aurélio de Santa Maria; e integrou a Comissão Organizadora da 26ª Jornada Nacional de Cineclubes e 2º Encontro Ibero-Americano de Cineclubes, em 2006. Atuou como diretor, produtor executivo e ator em vários curtas-metragens.

Formado pela primeira turma de cinema da Universidade Estácio de Sá, Frederico Cardoso tem em seu currículo 14 curtas-metragens, além de um longa-metragem em suporte digital a ser lançado de maneira alternativa. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Projetos da Cooperativa Fora do Eixo Filmes e do ‘Cinemaneiro’, projeto que engloba oficinas de realização em vídeo digital e exibições de filmes nacionais em comunidades de baixa renda. Entre suas atividades estão também a direção de formação e projetos do CNC, secretaria geral da Associação Brasileira dos Documentaristas e Curtametragistas do Rio de Janeiro.

Por fim, o jornalista, administrador e produtor cultural João Baptista Pimentel Neto é, atualmente, secretário geral do CNC; diretor de relações institucionais do II Festival de Atibaia; presidente do Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos; editor do Portal Datacrec@, site com informações sobre cineclubismo e cultura; secretário executivo do Fórum Regional de Políticas Culturais de São Paulo; e membro de várias organizações culturais.

Serviço

Oficinas de Direção de Fotografia, Road Movie e Cineclubismo

Inscrições: até 10 de novembro, no site do Festcine.

Fonte: SeCult