ao vivo
Radio Universitária
Feed RSS
Feed RSS
link instagram
estudo remoto

Capes promove corte de 20% nas bolsas de pós-graduação

Fórum e entidades se mobilizam para tentar reverter a Portaria 34 da Capes

Em meio à crise de pandemia, em que o mundo volta os olhos para a ciência de onde aguarda respostas, a pós-graduação brasileira é pega de surpresa com um corte de 20% no número de bolsas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, uma das principais agências públicas de fomento à pesquisa, ligada ao Ministério da Educação.

A portaria 34/Capes, publicada em 18 de março, promove cortes em todos os programas de pós-graduação das universidades públicas. Na UFG, o impacto foi de 21% nas bolsas de doutorado e 13% nas bolsas de mestrado. Serão 170 bolsas de pós-graduação a menos.

Entidades e organizações ligadas à pesquisa, como a SBPC e o Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação, se manifestam contra o corte da Capes e lideram uma mobilização para reverter os efeitos da Portaria 34. Para o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, professor Laerte Guimarães Ferreira Júnior, a medida é muito prejudicial à pesquisa, uma vez que as universidades federais respondem por 96% da produção científica brasileira.”

Mais detalhes podem ser conferidos na reportagem de Silvânia Lima, veiculada no dia 28 de abril, na Rádio Universitária.

Ouça a Entrevista: 

Categorias: Acontece Notícias Notícias em destaque