OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
ciencia

Corte na educação também afeta a Pesquisa

Em 18/07/19 16:53. Atualizada em 18/07/19 16:53.

Em 2018 o investimento em pesquisas nas universidades não foi suficiente para mante o Brasil na 13ª posição mundial e produção científica que ocupou em 2017.

 

O corte no orçamento da educação, em especial das universidades públicas federais afeta a pesquisa brasileira. Isso porque 95% da pesquisa é feita nessas instituições. Em 2018, o investimento em pesquisas nas universidades foi de R$85 milhões, o que não foi suficiente para manter o Brasil na 13ª posição mundial em produção científica que ocupou em 2017 e o país foi rebaixado para a 14ª posição. Os recursos para a pesquisa vêm sendo reduzidos e os resutados levam a uma situação pouco promissora para o país. O Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Prof.º Jesiel Carvalho, comentou o assunto em entrevista com a jornalista Silvânia Lima, concedida à Rádio Universitária da UFG. 

Na primeira parte da entrevista, Jesiel fala sobre a importância da pesquisa para a produção do conhecimento e o desenvolvimento do país.  Na segunda parte, ele comenta ainda sobre os incentivos estaduais, por meio da fundação de amparo à pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG.

 

Parte 1 

Parte 2

Fonte: Rádio universitária

Categorias: notícias