OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
Passarinhos do Cerrado

Show Passarinhos do Cerrado - 13 anos

Em 02/04/19 09:38.

Passarinhos do Cerrado

Release:

No mês em que completa 13 anos, Passarinhos do Cerrado apresenta ao público goianiense seu show Origens. O grupo leva para o palco o trabalho registrado no segundo disco do grupo, homônimo, lançado em 2018, e no DVD que será lançado neste ano. O show conta com 17 faixas. Além das que compõem o álbum “Origens”, Passarinhos ainda apresenta duas, além de duas faixas do primeiro disco “Coco de Folia”. Sobem ao palco Bruna Junqueira, Cléber Reizim, Milca Francielle, Nádia Junqueira e Rodrigo Kaverna.


O show carrega a proposta do CD e do DVD de representar a resistência da cultura de nossos ancestrais. O trabalho é um manifesto sobre resistência. O grupo abre o show exigindo respeito aos nativos de nosso Brasil, os indígenas, que formam os primeiros a chegar. No decorrer do repertório apresentamos outras manifestações que influenciaram o grupo, como a congada, a folia, o coco e tantas outras que misturadas nos levam a uma atmosfera tão agradável.


Além do trabalho musical, o público poderá assistir a uma performance que também traz
referências teatrais e de dança. Todas as faixas são autorais assinadas por Rodrigo Kaverna. As canções remetem às origens, não só do compositor, como do grupo, da música feita por ele e do povo goiano. Por isso a presença de torés indígenas em quatro faixas (Folha Amarela, Primeiros a Chegar, Toré Acirandado, Toré de Abertura/Origens), expressando as origens de Kaverna, bisneto de Avá Canoeiro, e de Goiás. Essas músicas não são apenas memória aos ancestrais, mas uma forma de resistência dessa cultura viva e latente, apesar do genocídio que faz hoje de Goiás um dos estados com menor número de indígenas do Brasil atualmente.


As origens dos goianos, do grupo e de Kaverna também estão expressas nas canções Damolândia, Viola de Violeiro, Coco da Xambá e Bandeira do Divino. As tradições goianas estão registradas neste disco no som dos carros de boi do Mestre Reis, nas violas e nas batidas da Folia de Reis, na congada de Santa Efigênia e na referência ao maior quilombo do Brasil, os Kalunga, em Cavalcante.

 

Serviço:

Evento: Show Passarinhos do Cerrado - 13 anos
Local: Centro Cultural UFG
Datas: 02 de abril
Horário: 20h
Entrada: R$15,00 reais / R$ 8,00 (meia entrada) - Os ingressos serão comercializados no próprio Centro Cultural UFG a partir das 19h.
Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário

 

Fonte: PROEC

Categorias: notícias