Weby shortcut
Radio Universitária
Sociedade que envelhece

UFG discute envelhecimento na sociedade

Evento que será realizado no dia 30 visa fomentar questões relacionadas aos idosos

No próximo dia 30 de novembro, o Envelhecimento estará em pauta na Universidade Federal de Goiás (UFG). O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento, ligado à Pro-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), programou um dia de discussões sobre o tema no evento intitulado A Universidade diante da sociedade que envelhece. O objetivo é proporcionar uma abordagem dinâmica e atual, a fim de fomentar o diálogo sobre as questões do envelhecimento na sociedade, de interesse de profissionais e estudiosos da área e da comunidade em geral.

Lázara Ribeiro Ferreira Lima, Coordenadora Geral, em exercício, do Nepev, explica que a aposentadoria é um ato que envolve muitas expectativas, sentimentos e sensações, como insegurança social e incertezas pessoais, o que reforça a necessidade de preparação para essa nova fase de vida.

O evento terá início às 8h, no auditório da Faculdade de Odontologia da UFG, que fica no Campus Colemar Natal e Silva, Praça Universitária. Uma apresentação do Coral da Adufg marcará o início do evento que já tem confirmada a presença de diversas autoridades acadêmicas e políticas.

A antropóloga Guita Grin Debert, convidada especial, fará a palestra de abertura referente ao tema do evento. Guita Debert é professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do CNPq e do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp. É autora do livro A Reinvenção da Velhice, publicado pela Editora da USP, e de vários artigos sobre  formas de gestão do envelhecimento, violência contra idosos e estudos de gênero.

Ainda na parte da manhã, haverá palestra seguida de debate sobre Educação financeira para aposentadoria, com o Bruno Ribeiro Abreu, médico especialista em investimentos e finanças pessoais. Os trabalhos da tarde serão abertos com o tema Os desafios dos sistemas de saúde frente ao envelhecimento populacional, em palestra a ser proferida por Fernando Passos Cupertino de Barros, professor da Faculdade de Medicina da UFG. Em seguida, uma ampla mesa-redonda abrirá a discussão sobre Envelhecimento e aposentadoria na UFG, com a participação de servidores da Universidade, Fleide Alves, Maria Ferreira e Adriane Geralda do Nascimento, que realizaram trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, e ainda, Diana Alves de Rezende Kokrda, do Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (Siass/UFG) sobre a experiência de acompanhamento da pós-aposentadoria.

Data: 30 de novembro de 2018

Horário: 8 horas

Local: Auditório da Faculdade de Odontologia da UFG – Pça Universitária

Realização: Nepev/ PRPI/UFG

Apoio: Adufg e Sint-Ifesgo

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h – Café da manhã

9h-10h – Abertura

  • Apresentação cultural - Coral da Adufg
  • Pronunciamentos das autoridades presentes

10h - 10h45 – Conferência A Universidade diante da sociedade que envelhece.  Profa. Guita Grin Deber, antropóloga da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

  • Coordenação: Lázara Ribeiro Ferreira Lima

10h45 - 11h – Debate

11h - 11h45 – Palestra – Educação financeira para aposentadoria, pelo prof. Bruno Ribeiro Abreu, médico especialista em investimentos e finanças pessoais.

  • Coordenação: Prof. Abraão Garcia Gomes

11h45 - 12h – Debate

12h – Intervalo 

14h - 14h45 – Palestra – Os desafios dos sistemas de saúde frente ao envelhecimento populacional, pelo prof. Fernando Passos Cupertino de Barros, da Faculdade de Medicina da UFG, Professor Convidado do Instituo de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Lisboa-Portugal e Consultor Internacional do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).

  • Coordenação: Profa. Isadora Crosara.

14h45 - 15h – Debate.  

           15h - 15h15 – Intervalo

 

15h15 - 16h45 – Mesa-redonda – Envelhecimento e aposentadoria na UFG

  • Coordenação: Prof. Revalino Antônio Freitas
  • Aposentadoria: O novo começo, expectativa e realidade. Uma análise com servidores técnico-administrativos da UFG, por Fleide Wilian Rodrigues Alves;
  • A preparação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás - Goiânia para a aposentadoria: os prováveis motivos para o adiamento e impactos no cotidiano, por Maria Ferreira de Sousa Vieira;
  • Trabalho, aposentadoria e envelhecimento: entre os caminhos da (in)segurança social e das (in)certezas pessoais. Um estudo com docentes da Universidade Federal de Goiás, por Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar;
  • Visita social pós-aposentadoria UFG. Diana Alves de Rezende Kokrda, Assistente Social do SIASS/UFG.

 

16h15 - 17h – Debate

17h – Encerramento

 

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: notícias