OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
Mal de Parkinson

O que é o Mal de Parkinson?

Em 25/07/18 11:06. Atualizada em 25/07/18 11:16.

Segundo episodio da série sobre envelhecimento do programa Intercampus com a Profa. Dra. Isadora Crosara tem como tema a doença que atinge cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos.

No segundo episodio da série de entrevistas com a Profa. Dra. Isadora Crosara sobre envelhecimento, o tema é: Mal de Parkinson, quais são seus sintomas, tratamentos atuais, quais as causas que levam ao desenvolvimento dessa doença, tão comum em idosos acima de 65 anos, e quais são os métodos de prevenção.

Em 1817, James Parkinson foi o primeiro médico que descreveu a doença, em um primeiro momento descrita e chamada de: “Paralisia agitante” por conta da forma como afeta os movimentos de seu portador. Posteriormente, surgiu o termo "parkinsonismo", que na medicina se refere a um grupo de doenças neurológicas ou não. Entre essas doenças está o Mal de Parkinson, também chamada de Doença de Parkinson (DP), que talvez seja a doença mais conhecida e recorrente do grupo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos apresenta o Mal de Parkinson. No Brasil, infelizmente não há uma estatística exata da quantidade de pessoas que ela afeta, mas estima-se que 200 mil pessoas sofram da doença.

Neste segundo episodio da série de entrevistas com o tema: Envelhecimento, (ouça o primeiro episodio aqui: https://www.radio.ufg.br/n/107960-estamos-preparados-para-envelhecer) em entrevista especial para o Intercampus, a Profa. Dra. Isadora Crosara, geriatra da Clínica Médica da UFG conversa com a jornalista Silvânia Lima sobre o Mal de Parkinson, esclarecendo duvidas acerca dessa doença e de sua ligação com a idade avançada.

Entrevista Dra. Isadora Croasara, tema: Mal de Parkinson 

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: Entrevistas