Comissão realiza audiência pública da Política de Comunicação da UFG
Evento foi aberto à comunidade universitária de todas as regionais; consulta pública segue até o dia 13 de outubro
Texto: Luiz Felipe Fernandes
Foto: Carlos Siqueira
Em mais uma ação de democratização e transparência do processo de elaboração da Política de Comunicação da Universidade Federal (UFG), foi promovida uma audiência pública para apresentar a versão preliminar do documento, tirar dúvidas e receber sugestões, críticas e comentários da comunidade universitária. O evento foi realizado no dia 5 de setembro, no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia, com transmissão ao vivo pela internet e com participação das Regionais Catalão, Jataí e Goiás.
Na primeira parte da audiência, foram apresentados os objetivos da Política de Comunicação e os principais pontos contemplados pelo documento. A apresentação foi feita pelos coordenadores de Jornalismo, de Relações Públicas e de Publicidade Institucional da Assessoria de Comunicação da UFG, Luiz Felipe Fernandes, Daiana Stasiak e Leandro Pinho; pela diretora da Rádio Universitária, Márcia Boaratti; e pelo diretor da TV UFG, Michael Valim. Eles discorreram sobre os 13 pontos que orientam as ações relacionadas à comunicação na Universidade.
A segunda parte do evento foi reservada para as perguntas, comentários e considerações do público. A diretora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Ana Guiomar Rego Souza, e o diretor da Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd), Ari Lazzarotti Filho, falaram da necessidade de adotar procedimentos mais eficazes de divulgação das atividades e eventos das unidades acadêmicas nos canais de comunicação da Universidade. Já o servidor do Instituto de Informática (INF), Murilo Ferraz Franco, levantou questões sobre comunicação interna.
Representantes da Ascom, Rádio Universitária e TV UFG apresentaram a primeira versão do documento
Agentes de comunicação
Um dos pontos mais discutidos na audiência pública foi o da necessidade de designar agentes de comunicação nas unidades e órgãos da UFG. O objetivo é que esse agente – de preferência um servidor vinculado à unidade – estabeleça contato direto com a Assessoria de Comunicação, a Rádio Universitária e a TV UFG. A atual proposta da Política de Comunicação prevê essa iniciativa, incluindo a capacitação desses servidores nas atividades relacionadas à divulgação de informações externa e internamente. A correta utilização da marca UFG foi outro ponto abordado, sobretudo por interferir na imagem da instituição.
Audiência pública foi aberta à comunidade universitária, que pode fazer comentários, críticas e sugestões
Consulta pública
A consulta pública da Política de Comunicação da UFG continua aberta até o dia 13 de outubro. Nessa etapa do processo, a primeira versão do documento pode ser acessada e está disponível para contribuições da comunidade. Sugestões e críticas podem ser feitas no formulário disponível no site da Política
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